Regresso às Aulas Sustentável

O regresso às aulas é uma das preocupações das famílias nesta altura do ano.

Acarreta um impacto económico e ambiental considerável que não pode ser descurado, a favor das nossas finanças e do planeta.

Com esta ideia em mente, propomos sugestões sustentáveis que poupam em todas as vertentes, enquanto vão de encontro às necessidades escolares e aos gostos particulares das crianças e jovens.

Não há como fazer de outra forma. Se pretendemos reduzir a pegada ecológica do regresso às aulas e poupar financeiramente a solução é reutilizar.

É muito simples pegar na lista de material necessário, deslocarmo-nos a uma loja e comprar tudo ao preço menor que encontrarmos. Contudo, não estamos a poupar coisa nenhuma, pois na grande maioria dos anos escolares o material é repetido, sendo apenas adicionados alguns novos elementos.

Assim, eis a nossa dica principal: começa por verificar o que tens em casa e comparar com o que aparece na lista de requisitos da escola e cria uma lista com o que está de facto em falta. De notar que esta lista deve ser mesmo exaustiva ao ponto de identificar se faltam lápis de alguma cor ou tipologia, por exemplo, lápis de cor vermelha ou caneta de cor verde.

Com esta nova lista em mãos agora, sim, há-que realizar uma deslocação às compras, contudo sugerimos lojas de especialidade em que é possível comprar o tal lápis de cor vermelha ou a caneta verde sem ter que trazer um conjunto inteiro.

Esta pequena alteração de comportamento é fundamental, pois apenas assim é possível poupar verdadeiramente, pois não são gastos recursos, nem dinheiro, em material que ficaria duplicado.

Nos casos de material especializado como compassos, calculadoras científicas, etc., eis a nossa dica adicional: consulta lojas e plataformas de segunda-mão. Por regra são materiais utilizados por curtos períodos e acabam à venda usados, por um menor preço, precisamente pela mesma razão, representando assim uma oportunidade.


Para o material mais complicado, como mochilas, lancheiras, sacos e malas, a premissa mantém-se, ou seja, reutilizar.


Sabemos bem o que estão a pensar: “não vou conseguir que use a mesma mochila” ou “este ano a mochila já não está na moda”. Eis as nossas dicas: optar pelo básico e personalizar.

Não há nada pior do que escolher um conjunto de material do herói favorito do momento e no ano seguinte ele já não é assim tão favorito e todo o material é rejeitado. Neste sentido, o melhor a fazer é dar preferência a material resistente neutro e personalizar com as decorações favoritas do momento. Estas decorações podem ser pintadas, cozidas ou adicionadas à parte, como pins e adereços, desde que sejam, facilmente removíveis ou sobrepostas futuramente.


Desta forma é garantido que o material vai resistir há vários anos escolares e simultaneamente manter-se em linha com a preferência continuamente em mudança de crianças e jovens.

Adicionalmente esta personalização é também uma ótima atividade familiar, pois podem escolher todos os adereços em conjunto e até aplicarem os que conseguirem, transformando o material em peças únicas e irrepetíveis que, sem dúvida, irão dar que falar na sala de aula.


Não há melhor forma de poupar do que não comprar ou apenas comprar o estritamente necessário.


Esperamos que estas dicas, te inspirem a criar uma estratégia para lidar com o material escolar das tuas crianças e estabeleçam uma verdadeira mudança no espírito do regresso às aulas.


Para mais sugestões de um Regresso às Aulas sustentável visita o Blog Murta, fica a par de todas as dicas que temos partilhado ao longo destes anos, e transforma o início deste novo ano escolar poupando o ambiente e a carteira!


Não te esqueças e partilhar as tuas dicas e sugestões no instagram e nos comentários aqui do blog.



Esta publicação foi escrita em parceria com a Murta - Atitude Natural

 

4 Comentários

  1. Belo dia em harmonia, de quase fim de Semana
    o que é bom até para os que vão estudar, beijinhos *,~`)

    ResponderEliminar
  2. É sem dúvida uma dor de cabeça para muitas famílias, que não sabem sequer se os filhos vão ter professores.
    À parte disso, é sempre um momento muito importante para pais e filhos.
    Gostei de ler, amiga Teresa.

    Deixo os meus votos de um feliz fim de semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário